Enem é tema de formação no Dom Bosco

Visando reforçar ainda mais o preparo dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a direção e os professores, do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Santa Rosa, participaram de uma formação. O encontro teve como tema: “Capacitação dos professores de Ensino Fundamental II e Ensino Médio para a elaboração de itens na perspectiva do Enem e uso da Teoria de Resposta do Item (TRI)”.
O objeto foi criar condições para que os educadores possam refletir sobre a importância da avaliação no processo de aprendizagem e compartilhar percepções sobre o tema, além de compreender a estrutura e implicações do Enem.
A Assessora Pedagógica da Diretoria Executiva da Rede Salesiana Escola, de Brasília, Maria Leoneide Rodrigues de Almeida, abordou diversos tópicos relacionados ao exame, entre eles: o processo de construção das questões, os critérios empregados na elaboração de itens de múltipla escolha, entre outros. De acordo com a assessora Maria Leoneide, “Os educadores precisam vivenciar e se aperfeiçoar ainda mais com as questões do Enem para conseguir assimilar com muito mais consistência e clareza a metodologia que o exame utiliza, sendo assim, passar para os alunos as formas que são produzidas e onde eles devem ter mais cuidado”.
Os professores tiveram um momento para a prática. Eles produziram questões pela área de conhecimento nos tramites do Enem, e também, passaram pela experiência de validação da questão.
Fonte:: Jornalismo Colabore CM