Serviço de Nutrição cada vez mais qualificado

A Nutricionista do Hospital Vida & Saúde, Ana Paula Griep Assmann finalizou especialização em Nutrição Oncológica pela Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica (SBNO), ligada ao Instituto Nacional do Câncer -  INCA. Foram 8 meses, com encontros mensais, no Rio de Janeiro, cada aula era ministrada por um profissional especialista no assunto.

Entre os diversos temas tratados, um deles foi sobre a Triagem Nutricional em Oncologia. Quem ministrou o assunto foi Maria Cristina Gonzalez médica pesquisadora que foi a responsável pela tradução do método de triagem considerado padrão ouro, para a população oncológica, “A ideia da especialização era criar profissionais habilitados no manejo nutricional dos pacientes com câncer, abordando questões sobre metabolismo do câncer, nutrigenômica, manejo nos pacientes pediátricos, adultos e idosos, cuidados paliativos, prevenção do câncer, tratamentos e efeitos colaterais, entre outros”, destaca Ana Paula.

            Com a qualificação de toda equipe do Serviço de Nutrição do hospital, a intenção, é avançar e oferecer um atendimento cada vez melhor. A especialização no setor Oncológico é extremamente importante segundo a Nutricionista Ana Paula, “A Nutrição de um paciente oncológico é um tratamento que tem o objetivo de manter ou melhorar o estado nutricional, fortalecendo e capacitando o paciente para que ele consiga realizar o tratamento que necessita e ter a chance de cura ou melhor prognóstico e qualidade de vida, e para isso, necessitamos de profissionais que conheçam e entendam a realidade do paciente e do tratamento para ele proposto”.

            A profissional destaca que o curso foi extremamente importante pelo conhecimento adquirido e pela troca de ideias entre os colegas de todo o país que participaram, “Tenho que agradecer o hospital pelo apoio e incentivo para que nossa equipe esteja sempre em busca de qualificação, pois isso, resulta diretamente na qualificação do tratamento dos nossos pacientes”, finaliza a Nutricionista Ana Paula. Hoje a Instituição conta com uma nutricionista atuando exclusivamente no setor de oncologia. Todos os pacientes têm acesso a profissional para receber orientações e um projeto também vem sendo desenvolvido com o intuito de prevenir desnutrição, melhorar a alimentação e diminuir os sintomas relacionados com a alimentação dos pacientes oncológicos, além de ocorrer a suplementação oral dos pacientes em acompanhamento no setor.