Vida & Saúde realiza ações com Núcleo de Segurança do Paciente

Há pouco mais de um ano o Hospital Vida & Saúde passou a ter um Núcleo de Segurança do Paciente. O objetivo é consolidar a implantação dos protocolos básicos de segurança do paciente, propostos pelo Ministério da Saúde, nas diferentes áreas e serviços na Instituição. Além disso, elaborar e implantar outros protocolos que igualmente visam trazer mais segurança e qualidade na assistência nos diferentes pontos de atendimento ao paciente e melhorar a comunicação interna.

Entre as ações desenvolvidas dentro de um cronograma, uma matriz de indicadores institucionais relacionadas a assistência foi traçada e implantada para serem monitorados com a finalidade de acompanhar a melhoria dos processos assistenciais ou detectar necessidades de mais investimento em capacitação. Segundo Jacinta Spies, Coordenadora do Núcleo, “durante o ano de 2017 cumprimos um extenso cronograma de treinamentos nas temáticas que envolvem a segurança do paciente e dos profissionais. Outro aspecto relevante é o fato de que a alta direção proporcionou para praticamente todos os integrantes do Núcleo de Segurança a participação em algum evento externo em busca de atualização nesta área, bem como, conhecer outras instituições de referência no estado para troca de experiências”.

Entre as principais ações, foram promovidos 60 encontros de capacitações internas que geraram um total de 2.013 participações. Foram realizados 22 Round’s de Segurança nos diferentes setores e turnos de trabalho, com 378 participações. Na oportunidade, foram abordados tópicos fundamentais relacionados aos protocolos de segurança do paciente, à importância do registro dos eventos adversos, com simulações e acompanhamento de indicadores. “A prática dos round’s é considerada positiva pelos integrantes do Núcleo, pois possibilita a detecção de potencialidades e eventuais fragilidades da equipe para atuar de forma proativa”, destaca Jacinta.

 Desde 2009, o Vida & Saúde tem unido forças entre os profissionais de todas as áreas em busca de melhorias nas áreas física, tecnológica e de recursos humanos. Atualmente todos os setores atuam de forma muito dedicada, visando a segurança na assistência à saúde e consequentemente, a Acreditação Hospitalar que é a “ISO” para serviços de saúde.

Fonte: Assessoria Comunicação Vida & Saúde