Setrem promove a 3ª edição do Simpósio Estadual de Derivados Lácteos

TECNOLOGIA EM LATICÍNIOS

Setrem promove a 3ª edição do Simpósio Estadual de Derivados Lácteos

Evento contempla oficinas teóricas e práticas, palestras de cunho técnico-científico e trabalhos acadêmicos

Um evento de muito sucesso em suas duas primeiras edições, que já trouxe renomados profissionais e aprofundou importante tema para a economia regional e estadual, volta à pauta na Setrem. O 3º Simpósio Estadual de Derivados Lácteos, promovido pelo curso superior de Tecnologia em Laticínios da Setrem, será realizado no dia 08 de junho de 2018, no Campus da Instituição.

Segundo a docente da Setrem e coordenadora do evento, Dra. Daniela Buzatti Cassanego, o grande objetivo da realização do Simpósio é fornecer informações atualizadas sobre o setor lácteo, além de estimular a inovação e o empreendedorismo nos participantes. Nele, os participantes terão acesso a oficinas teóricas e práticas, palestras de cunho técnico-científico e trabalhos acadêmicos, que serão apresentados na forma de pôster.

O evento é voltado a acadêmicos dos cursos de Tecnologia em Laticínios, Tecnologia em Alimentos, Engenharia de Alimentos, Nutrição, Farmácia, Química, Agronomia, Técnico em Alimentos, Técnico em Agroindústria, Técnico em Agropecuária e demais cursos afins. Além disso, é aberto à comunidade, produtores rurais e profissionais de indústrias e agroindústrias laticinistas.

                Programação

                No turno da manhã, das 08h às 12h, no Prédio 10 do Campus Setrem, ocorrem duas oficinas simultâneas: "Resíduos de antibióticos no leite e seu impacto para a indústria de lácteos", com a Dra. Vanessa Gass da Silveira, consultora em Qualidade e Segurança de Alimento; e “Desenvolvimento e Identidade de Queijos Regionais”, com o Ms. Danilo Cavalcanti Gomes, coordenador da Câmara Setorial do Leite da SEAP-RS. Haverá intervalo com milk break. Para cada uma delas há 30 vagas.

No turno da tarde, das 13h30min às 17h30min, serão duas oficinas teórico-práticas: “Qualidade do Leite Visando a Indústria de Laticínios”, com o Dr. Rogério Morcelles Dereti, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, com início no prédio 10 e continuidade no Tambo; e “Desenvolvimento de Lácteos Inovadores”, com a Dra. Neila S.P.S Richards, docente da UFSM e presidente da AGL - Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios, realizada na Agroindústria. Para cada uma delas há 20 vagas.

                No turno da noite, às 19h30min ocorre a abertura oficial do evento. Das 20h às 21h, haverá palestra sobre “Qualidade do Leite“, com o Dr. Rogério Morcelles Dereti. Haverá intervalo com milk break e na sequência, das 21h15min às 22h30min, palestra sobre “Tendências de Mercado e Regulamentação de Queijos Artesanais do Rio Grande do Sul”, com Danilo Cavalcanti Gomes.

                As inscrições e submissão de trabalhos devem ser realizadas até 05 de junho. O investimento é de R$ 20,00 para participar de cada uma das oficinas. A participação nas palestras é gratuita, mas exige inscrição antecipada. Mais informações, regulamentos, modelos e inscrições através do site setrem.com.br/simposiolacteos

 

Fonte: Assessoria Setrem