Professor Miguel Flach tem artigo publicado no site GaúchaZH

Artigo de opinião do docente da Setrem traz uma discussão sobre direitos humanos e democracia

O mestre em Filosofia Miguel Ângelo Flach, professor na Educação Básica e no Ensino Superior da Setrem, teve um artigo de opinião publicado no site GaúchaZH, do Grupo RBS. Com o tema “Por pontes de entendimento e na democracia”, ele traz uma discussão sobre direitos humanos e democracia em um país tão fragilizado como o Brasil.
“Não podemos mais ignorar que cada vez mais pessoas dizem ser contra direitos humanos. Este é um fenômeno social que está aí. Com a Operação Lava-Jato toda a corrupção, antes escamoteada, está escancarada como sistêmica e o contraste entre os milhões espúrios e os milhões de sem – sem educação, sem segurança e sem saúde pública – nos faz oscilar entre a sensação de desamparo, de raiva ou até um certo rancor em alguns, e de indignação silenciosa, conformada. A sociedade está exausta”, explica Flach.
Em seu artigo, o professor de Filosofia também faz um alerta sobre como essa realidade pode afetar os cidadãos neste ano de eleições. Para Flach, é preciso um reencontro da política com sua finalidade de busca do bem comum, não apenas de candidatos que se autoproclamem paladinos da moralidade por terem ficha limpa. “Isto é o mínimo que lhes cabe e já está mais do que na hora de exigirmos este mínimo. A partir disso, também outras informações são primordiais: a biografia do candidato; suas realizações, seja como político com mandato ou empreendedor na iniciativa privada; suas ideias (ou visão) sobre Estado e economia-política e, então, quais seriam as consequências possíveis da aplicação de suas ideias”, completa.
Este é o sexto artigo de Miguel Flach publicado nas plataformas do Grupo RBS. “Gosto de trabalhar com pesquisa e, para além do trabalho de sala de aula, procuro viver meus projetos e objetivos”, afirma o professor da Setrem. O artigo “Por pontes de entendimento e na democracia” pode ser acessado no link: https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2018/03/miguel-angelo-flach-por-pontes-de-entendimento-e-na-democracia-cjf8t3x1400xd01pho66kjg08.html.
Fonte:Eduardo Erthal