Retorno na UPA é de menos de 2%

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA, está em funcionamento desde agosto de 2014. Gerenciada pelo Hospital Vida & Saúde, conta com cerca de 100 profissionais(equipe multidisciplinar) que realizam atendimentos 24h. Neste período, de mais de 4 anos, foram realizados 215.287 atendimentos, até fim de março de 2018.

            O serviço implementou a Rede de Urgência oferecida pelo hospital. A média mês de atendimentos, nesse ano, se mantem em 4.656. Após, o atendimento ser realizado, assim como a estabilidade do paciente, este, recebe orientação para seguir o tratamento, na maioria dos casos, na Rede Básica. Segundo Silvano Cervo, Gerente de Urgência e Emergência, “Sempre orientamos os nossos pacientes sobre a importância deles realizarem a continuidade do tratamento na Unidade Básica, pois este é o local adequado para o atendimento de baixa complexidade, sem risco a vida”.

            A taxa de retorno do paciente, em até 12 horas após a alta é de 1.95%, ou seja, para cada 4.700 atendimentos, cerca de 80 pacientes retornam. A taxa é considerada baixa tendo em vista que a meta é sempre manter esse indicador abaixo de 5%. Esse trabalho é realizado desde o início dos atendimentos, período em que ocorreu bastante aumento de casos clínicos, “É muito importante orientar a população para realizar acompanhamento na Unidade, pois esse tipo de serviço não é realizado na UPA que tem como objetivo principal o atendimento de urgência e emergência”, destaca Silvano.

            Todos os meses uma equipe da UPA se reúne com uma equipe da FUMSSAR para implementar ações para a interligação dos serviços o que possibilita qualificar ainda mais o atendimento. O tempo de espera na UPA é conduzido conforme o Acolhimento por Classificação de Risco preconizado pelo Ministério da Saúde que orienta o atendimento prioritário para casos graves.

 

Fonte: Assessoria de comunicação Hospital Vida e Saúde