Egresso da Setrem conquista título de mestre pela PUCRS

SETREM

Egresso da Setrem conquista título de mestre pela PUCRS

Adriano Vogel é egresso do curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores e agora está cursando o doutorado, também na PUCRS

O egresso Adriano Vogel, do curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores da Faculdade Três de Maio – Setrem, conquistou o título de mestre pela PUCRS. A sua dissertação “Adaptive Degree Of Parallelism for the Spar Runtime” (Grau de Paralelismo Adaptativo para a DSL SPar) foi voltada para aplicações de stream que estão presentes em diversos domínios de aplicações, por exemplo, processamento de vídeo, áudio e imagens. O trabalho teve como orientador Dr. Luiz Gustavo Leão Fernandes e coorientador Dr. Dalvan Jair Griebler, também docente na Setrem.

A pesquisa foi desenvolvida no Grupo de Modelagem de Aplicações Paralelas (GMAP) da PUCRS, do qual Vogel faz parte. “O problema do estudo foi que uma parcela significativa das aplicações de stream demandam paralelismo (executar com várias threads) para aumentar o desempenho. Adaptar continuamente o grau de paralelismo (número de threads com que uma aplicação é executada) é uma das formas de responder a natureza dinâmica dessas aplicações”, explica. O trabalho foi avaliado pela banca examinadora composta pelos professores Dr. Avelino Francisco Zorzo (PPGCC/PUCRS) e Dr. Marco Danelutto (University of Pisa).

Na mesma linha de pesquisa, Vogel agora está cursando o doutorado na PUCRS, com bolsa integral. Atualmente, ele também é pesquisador associado do Laboratório de Pesquisas Avançadas para Computação em Nuvem (LARCC, em inglês), vinculado aos cursos de Sistemas de Informação e Redes de Computadores da Setrem.