Unijuí qualifica estruturas para a implantação do curso de Medicina

A Unijuí segue qualificando as estruturas institucionais para a implantação do curso de Medicina. O Núcleo Docente Estruturante já está em fase de elaboração dos planos de ensino e na discussão sobre metodologias de ensino a serem utilizadas no curso, com ampliação da discussão envolvendo outros departamentos da Universidade. Além disso, a Biblioteca já está com a bibliografia básica indicada adquirida e a Reitoria da Universidade já recebeu o projeto do Complexo de Ciências Médicas. 

Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, para o curso de Medicina, os espaços existentes do Complexo de Biociências já estão recebendo investimentos para melhoria e modernização e, também, aquisição de novos equipamentos. 

Projeta-se, segundo a Vice-Reitora, a construção de um prédio, denominado Complexo de Ciências Médicas, que abrigará o Laboratório de Habilidades, que será constituído de salas de simulação com área de supervisão; salas de tutoria; salas de estudo para estudantes e para professores; salas de aula; auditórios; além de sanitários, copa, salas administrativas e recepção. A área total construída será superior a 3 mil metros quadrados.

As atividades de construção devem iniciar no segundo semestre do início do curso, tendo sua primeira etapa concluída até o quarto semestre, disponibilizando a área do Laboratório de Habilidades para uso. A conclusão da área destinada para as salas de tutoria, salas de aula e as salas de estudo serão concluídas até o quinto semestre. Os demais espaços, tais como auditórios e salas de aula no nono semestre de funcionamento do curso. A nova edificação contará com sistemas de comunicação entre seus espaços, possibilitando o acompanhamento, em salas de aula ou salas de tutoria, de atividades de simulação ocorridas nos laboratórios. Os recursos audiovisuais e de acesso à internet estarão disponíveis em todas as salas. A Universidade vai dar atenção também aos espaços de convívio, possibilitando longa permanência dos usuários no prédio, com salas de estudo e áreas de descanso. 

Biblioteca

Outros importantes investimentos para o curso de Medicina encontram-se na Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques. Já foram adquiridos mais de 150 novos títulos e mais de 500 exemplares correspondentes aos primeiros dois anos de curso, sendo que mais de 500 outros títulos já faziam parte do acervo da Instituição. Segundo Aline Morales dos Santos Theobald, gerente da Biblioteca, os livros já foram incorporados ao acervo, de acordo com a Catalogação utilizada pela Biblioteca. 

 Agendas

Membros do Departamento DCVida e do NDE estiveram mais uma vez reunidos com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde explicando a importância da participação da rede pública no projeto do Curso e informando sobre os eventos de formação docente e de preceptores docentes que a Universidade está organizando para todos envolvidos com o Curso nas diferentes instituições de Saúde. Foi feito um primeiro contato do NDE com o administrador do HCI, Sr. Fernando Becker, sobre a parte hospitalar do Curso de Medicina, neste momento especialmente para observação das áreas com possibilidade de utilização para atendimento ambulatorial de pacientes. Também estão previstas visitas aos outros dois hospitais parceiros, Hospital Bom Pastor, em Ijuí e Hospital de Caridade, em Panambi.

Fonte: Coordenadoria de Marketing Unijui